quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Não é bom que o homem esteja só"

 

É sempre necessário o convívio com outras pessoas: o homem é um ser social.

Mas, há dias que precisamos de ter alguém mais próximo que amigos ou colegas pra "dar uma força" e é nesses dias assim em que olho em volta e me vejo sozinho - não no sentido literal na maioria das vezes- que eu me lembro do texto bíblico: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea".

O primeiro homem perfeito morava no paraíso, era imortal, não tinha preocupações nem mesmo de regar as plantas, pois "um vapor subia da terra e regava o jardim" e na virada do dia Deus vinha para falar com ele e ainda assim Deus julgou que não seria bom para ele estar só. Imagina eu que não sou perfeito...

Hoje foi um dia difícil com altos e baixos em que explodi em raiva umas duas ou mais vezes. Já estou profundamente irritado com meus superiores que nestes últimos 03 anos so querem saber de cobrar deveres e se furtam as obrigações em cumprir nossos direitos e ainda fingem desconhecer a lei com o argumento de que "é ilegal, mas é só uns dias, é provisório"...Um provisório que fica eterno.

Me pagam um salário inferior ao do edital do concurso para o qual passei, não melhoram a infra estrutura, sobrecarregam nosso trabalho e ainda ficam "chateados" quando você reinvidica o básico: que as regulamentações e leis estaduais e/ou federais sejam cumpridas.

Eu tento. Juro que tento ficar calado e fechar os olhos e ouvidos, mas eles provocam me obrigando a assistir palestras inúteis ou estar lá para ouvir comunicados estapafúrdios de "obrigações vindas da administração" e daí? sou cidadão e só sou obrigado a fazer ou deixar de fazer o que consta em lei.

Já deixaram de me pagar uns 6.000 reais ao longo do meu tempo de efetivação, são desorganizados, tomam meu tempo com reuniões inúteis, são reticentes a qualquer mudança na base do "sempre foi feito assim", ainda que você prove que o "assim" custa mais caro, é improdutivo e não beneficia ninguém.

Falei um monte hoje com quem merecia e até com quem não merecia, mas fica "puxando o saco do poder".

A parte dos altos é que fui apontado por vários colegas como alguém inteligente, competente, carismático... É bom ver que pessoas vêm coisas boas em nós.

O pior de tudo é que tendo ou não razão eu fico triste no fim do dia se eu me estresso ou entro em atrito com alguém. 


Sinto-me envergonhado, depois que a cabeça esfria eu penso que poderia ter evitado ter chegado aquele ponto, mas o problema é que as pessoas abusam e vão levando a gente até o limite e eu saio do "sorriso fácil" ao "enquadramento" da pessoa no seu devido lugar, sem meio termo...

Bom, agora é tentar de novo voltar a tentar controlar minha raiva e ignorar situações que sejam provocantes, me afastar de quem me provoca a ira e não deixar a raiva ir se acumulando ao ponto de estourar.. Abrindo as "comportas" de vez em quando pra evitar chegar ao limite de transbordar.



Nenhum comentário: