O carnaval é uma festa que tem sua origem na Idade média, mais precisamente na Europa ocidental, dominada culturalmente pelo Cristianismo ao longo de todo período.
O termo carnaval remonta ao [dialeto] germânico antigo e significa "procissão ou cortejo dos deuses mortos" e era um período em que era permitido fazer referência aos cultos e festas do período pré-cristãos, comumente chamado paganismo - fazer isso fora dessse período significaria ser excomungado pela Igreja ou executado na fogueira.
O termo "pagão" vem do latim clássico e significa "camponês" o que, por si só, ja dá uma idéa da característica destes cultos: agrários em sua essência e vinculados a terra e os ciclos naturais do planeta.
A festa chega ao Brasil com a colonização européia no século XVI e sofre influência massiva da cultura negra.
Mais do que apenas uma festa, o carnaval é hoje uma grande empresa que gera milhões de empregos e gera divisas consideráveis para os estados que são tradicionais em sua realização como Rio de janeiro e Salvador - claro, todo o país comemora, investe e tem retorno da ndustria do trismo que é dinamizada no período festivo, no entanto, estes dois estados destacam-se em relação aos demais.
Bom, feito um pequeno resumo histórico da festa, desejo a todos os meus [poucos] leitores um maravilhoso feriado prolongado e que "apreciem com moderação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário