segunda-feira, 30 de março de 2009



Não creio que seja apenas por estar melancólico - ou talvez até seja esta a razão - mas, tenho me sentido afligido por tanta dor que existe no mundo, tanta gente que sofre e muitas vezes é algo além do que podemos ajudar ou resolver.

Na semana passada eu fui almoçar no meu restaurante preferido e enquanto pensava nas inovações tecnológicas ao observar um ventilador que borrifa agua , aumentando assim a umidade do ambiente e dispersando o calor ou pelo menos a sensação dele, vi uma viatura que chegava para retirar um garoto de rua que estava pedindo dinheiro nas imediações do restaurante.

Olhei a minha volta e todos achavam aquilo natural, alguns nem notavam os gritos de protesto do garoto.

Aquilo ficou na minha mente : será que perdemos a capacidade de sentir, de nos importarmos? Pelo visto naturalizamos o mal e ele nos acompanha sempre.

Hoje fui conversar com alguns alunos problemas e aí constatei que eles tem familias problemas: abandono, abuso psicológico e físico com castigos violentos... E aí, a gente se sente pequeno, menor, da vontade chorar, fazer alguma coisa, mas sabemos que esta além de nossa possibilidade.

É necessário algo muito grave para que o pai perca a guarda dos filhos e as casas de passagem são igualmente violentas e hostis, terra de ninguém.
Porque uma criatura assim gera um filho? A natureza deveria ser mais seletiva e só quem tivesse um minimo de amor deveria poder gerar, o restante deveria nascer estéreis.

Me senti mal com isso. Meu dia nao começou bem e a tarde continua triste.

Estas e outras situações é que me fazem não mais querer atuar como educador, sou "esponja" demais e acabo absorvendo a dor alheia. Se importa é um defeito neste mundo louco onde "cachorro come cachorro".

Sim, o texto é meio desconexo - minha mente esta assim hoje.

"Perdoa-lhes pai, pois não sabem o que fazem."

Um comentário:

Anônimo disse...

Discordo de ti. O texto não tem nada de desconexo. Qualquer um que ler tais relatos, com ceteza fará uma imediata ligação com situações que já viveu.

Muitas delas.

Sentir-se mal por isso, aí sim, é algo que só os corações mais nobres conseguem. Chorar o sofrimento do mundo. O mundo precisa de mais gente assim.


=*