segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009



Hoje é carnaval. O povo em festa, alegrias, mas, não me sinto feliz, mesmo assim a vida continua e vou compartilhar com vocês, meus amados visitantes, um pouco da história dessa festa.

Segundo o Filologo e historiador Mikhail Bakhtin eu seu famoso livro "a cultura popular na Idade média e no renascimento" O carnaval originou-se na Europa medieval e seu nome deriva do germanico antigo e significa "procissão ou cortejo dos deuses mortos" e não "festa da carne" como algumas pessoas acreditam, isso porque a palavra não é originária do latim e sim do germânico, a lingua mãe do alemão.

No carnaval se permitia uma inversão da ordem e os deuses pagãos - expulsos do cenário religioso pelo cristianismo - agora vinham representados nas ruas na forma de fantasias e tudo era permitido nesses dias.

A figura central do carnaval - o Arlequim - era o nome de um dos demônios de Dante, materializando a transgressão típica da festa.

Paródias a histórias consagradas da bíblia eram comuns - como alguém subir numa mesa e gritar "tenho sede!" em alusão as ultimas palavras de Cristo na cruz e depois fartar-se de bebidas alcoolicas.

Essa festa, era uma "válvula de escape" das tensões provocadas por uma ordem social rígida e hierarquizada.
Era um momento de resgate do mundo pagão, tanto no ressuscitar dos deuses como no seu proceder - que lembravam as festas romanas das saturnais e as festas em honra de Baco (Dionísio para os gregos)- de onde veio o termo "Bacanal" e "bacana" (quem participava dos bacanais).

Essa longa tradição de subversão da ordem chega até a America com a colonização européia e depois adapta-se a nossa realidade, sem, no entanto, perder sua essência: "faça o que quiseres pois é tudo da lei" (bem no estilo Raul Seixas).

No Brasil, o carnaval sai dos salões de baile e passa a ser uma festa popular quando Getúlio Vargas institui um prêmio para as escolas de samba na década de 30 do século XX fazendo o carnaval ganhar as ruas para nunca mais sair.

A popularização do rádio, outra estratégia da Era Vargas - que institui a propaganda política de massas no país - irá também impulsinar esse fenômeno cultural.

Para saber mais sobre esse momento cultural do país (A era Vargas), leia esse artigo "Negócio ou ócio? O samba, a malandragem e a política trabalhista de vargas":

http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/mexico/articulos/Lopes.pdf

Nenhum comentário: